Fiz um comentário em um post sobre como estamos investindo nosso tempo e recebi uma provocação para escrever a respeito, bem aqui estou!
Tem circulado nas redes sociais e em lives a expressão ACV (antes do corona vírus) e DCV (depois do corona vírus), que trata das alterações profundas que teremos nas relações humanas a partir deste evento em nossas vidas. A partir disso fiz uma reflexão da expressão em relação ao tempo. No período ACV, “perdíamos boa parte do nosso tempo em deslocamento e isto impedia momentos de estudo, lazer, convívio e com a família. O ritmo era frenético, tínhamos que escolher onde investir nosso tempo para sermos mais produtivos para atingirmos nossos objetivos.
O que mudou? Ainda estamos passando pela Pandemia do corona vírus, contudo a partir do isolamento social ganhamos “um tempo”. Eu quis aproveitar este tempo para estudar, já que várias entidades disponibilizaram links gratuitos para este fim. Pensei que o rítmo deixaria de ser frenético, finalmente eu poderia investir o meu tempo no que desejava, mas me enganei. São tantas lives, cursos, livros, webinários disponíveis que me senti em uma maratona, envolvida por um rítmo mais do que frenético. Isto sem falar nas demais atividades da casa e filhos que surgiram neste momento. O tempo ficou escasso novamente. Como não deixá-lo escapar?
Nós sempre teremos o que fazer, mas quando a rotina muda, nos primeiros instantes temos a sensação de tempo livre que na prática acaba não acontecendo. O que define o tempo na realidade é o que buscamos para nossa vida, a reflexão deve ser um pouco mais profunda. Precisamos saber quem somos, o que gostamos e queremos deixar de legado, o tão falado autoconhecimento. É esta reflexão que irá permitir que tomemos as rédeas de nossas vidas e do nosso tempo. Não é o tempo que comanda a nossa vidas, mas o contrário – nós comandamos o nosso tempo.
Para não deixar o tempo escapar precisamos de estratégias físicas e mentais. No plano físico precisamos nos manter saudáveis, isso é e sempre foi importante, mas talvez agora neste momento crítico estejamos dando mais atenção a isto. Além dos cuidados de alimentação e higiene precisamos mexer o nosso corpo isso ajudará na nossa saúde mental.
Quanto à nossa mente, urge o aprendizado da gestão das nossas emoções. Não devemos ocupar o nosso precioso tempo com o pensamento no futuro, isso só nos traz ansiedade. Ocupar a mente com o passado também não nos ajuda, pode causar depressão, pois não iremos mudar os fatos. Pensar no hoje é o que nos garante seguir em um futuro próximo. A gestão dos nossos pensamentos é uma poderosa ferramenta de controle das nossas emoções. Pensar antes de falar, pensar em situações positivas, pensar em ações para realizar nossos objetivos e sonhos, são exemplos de como usar esta ferramenta poderosa.
Neste momento estou fazendo a gestão dos meus pensamentos para aprender e ensinar. Isto só foi possível porque fiz uso desta. Organizei meus pensamentos e de um lado montei um plano de aprendizado onde defini que cursos irei fazer neste período para me aprimorar. De outro, montei um plano para disseminar o que mais aprendi e posso compartilhar. Este plano passou a fazer parte do meu tempo. Você pode estar pensando que isto é difícil e é verdade. É possível com dedicação e dando um passo a cada dia sem perder o foco. Está funcionando pra mim, mesmo com todas as distrações que trabalhar em casa traz neste momento. Estou com toda a minha família em casa, somos em quatro pessoas, uma criança no ensino fundamental e um adolescente que fará vestibular este ano. Fácil não está, mas estou seguindo o meu plano. Se funciona pra mim pode funcionar para você! Bora tentar?!
Eu sou Alessandra Martinewski, Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Consultora em Gestão de Pessoas, Coach Emocional, Autora da Qualitymark, professora convidada do MBA da FGV. Ajudo Empresas a implantar estratégias de gestão de pessoas e apoio profissionais na identificação de suas competências, potencial e na gestão de suas emoções.
Se você gostou compartilha, curte e deixa seus comentários!
Gostaria de saber mais sobre a gestão das emoções? Acompanha o conteúdo do programa Life & Self, que foi elaborado com o objetivo de auxiliar as pessoas a se desenvolverem a partir do aprendizado da gestão das suas emoções.
Se você deseja contatar comigo use o e-mail – alessandra@portorh.com.br
Curta minhas páginas nas redes Sociais