Estou longe de ter a habilidade de um nativo digital, mesmo assim tenho feito algumas investidas com uso da IA para realizar minhas atividades profissionais. Nos meus projetos de consultoria de Remuneração e Performance o uso já é uma realidade, além de auxílios que estas tecnologias podem trazer ao elaborar relatórios, planilhas e elaborar apresentações.

Já fazem 4 anos que uso uma ferramenta de IA para a realização de pesquisas salariais. Isso me permite entregar um resultado em tempo real e quando se fala em salários, quanto mais ágil formos em apresentar resultados de pesquisa, melhor o cliente consegue definir uma estratégia salarial para adotar de forma que tenha uma melhor competitividade no mercado. 

Outro benefício muito relevante é que consigo ver o comparativo salarial em qualquer região do Brasil e para qualquer cargo, com um match em torno de 90% no comparativo de cargos e melhor, sem ter que perguntar para alguém se deseja fornecer esta informação salarial. Antes de usar essa tecnologia, dependíamos da boa vontade de uma empresa em fornecer os seus dados salariais, em troca do resultado da pesquisa, o que normalmente é estratégico e sigiloso para cada negócio. Sem falar no tempo que era necessário para tabular uma pesquisa de campo, quando chega o momento de apresentar o resultado para o cliente o mercado já pode ter modificado, seja por algum acordo coletivo de atualização salarial concedido ou ocorrências do mercado que impactam nos salários.

Para realizar a Gestão da Performance profissional não é diferente, existem hoje, à disposição no mercado, diversas ferramentas e aplicativos para a realização do acompanhamento de feedbacks como input de um resultado de performance, sem que o processo de uma organização fique amarrado a solução do aplicativo, pois proporcionam uma boa flexibilidade de uso. O uso da IA vem se intensificando cada vez mais este processo.

 Já é possível que em algumas ferramentas a IA faça comparativos de resultados na avaliação de performance de um profissional e sugira um feedback bem estruturado, com todo o cuidado de qual a melhor forma para dar este feddback. É uma possibilidade que já tenho apresentado em projetos nesta área.

A IA tem se tornado um parceiro de trabalho pra mim, à medida em que tenho um volume grande de atividades, peço seu auxílio para a Inteligência Artificial, seja na hora de escrever um texto técnico, ou de apresentar algum dado comparativo que preciso trazer para o cliente. Isso me traz produtividade, uso melhor o tempo para fazer análises mais estratégicas para uma solução ao cliente.

Mas esta é uma nova percepção que estou tendo com a IA à medida que vou perdendo o medo de usar. Já tive medo de perder meu espaço no mercado para a tecnologia e penso que as notícias sobre este tema são muito aterrorizantes do tipo: você será substituído por um robô, ou tudo que você aprendeu até aqui não serve mais para a sua atividade. A tecnologia sempre ocupou algum espaço das pessoas no mercado e claro que temos que ficar atentos, contudo não acontece da noite para o dia, principalmente em um país com o brasil que ainda precisa evoluir em infraestrutura tecnológica para que estes anúncios se tornem mais próximos da realidade.

 Assim como eu, imagino que alguém que esteja lendo este artigo já tenha se sentido assim e por isso trago um aprendizado que desenvolvi principalmente depois da pandemia – estejam sempre dispostos a ter uma experiência com o novo antes de se apavorar. Eu já estou colhendo alguns frutos desta disposição e posso dizer que a IA ajuda muito a focar no que é mais importante e estratégico da minha atividade, aquilo que é fundamental eu ter mais tempo e atenção.

As ferramentas de IA podem facilitar a comunicação, gerenciar projetos, medir o nível de participação durante as reuniões virtuais e criar atas para que não se tenha perdas de informações importantes. Então olhe para ela como uma parceira que pode, e muito, auxiliar no seu autodesenvolvimento. Não é necessário grandes investimentos financeiros para experimentar e aprender, apenas vontade e tempo. 

Te convido a compartilhar seus receios e aprendizados com a IA para assim sensibilizarmos mais pessoas a conhecer as oportunidades e facilidades que ela pode nos oferecer. 

Te convido a compartilhar seus receios e aprendizados com a IA para assim sensibilizarmos mais pessoas a conhecer as oportunidades e facilidades que ela pode nos oferecer. 

Me segue por aqui para acompanhar mais conteúdos como este!

Alessandra Martinewski

Consultora especializada em Gestão de Competências, Remuneração, Performance, Análise e Desenvolvimento Comportamental e Estratégias em Recursos Humanos

Outros artigos :

O que te trouxe até aqui não te levará adiante – Será?

O que aprendi com o Dorian e Apliquei na Pandemia

Do you Think “open” workspace is a good contribution for a greater interaction and collaboration?

Você já usou a sua máscara de oxigênio hoje?

Gestão do Tempo ou Gestão das Emoções